Domingo, 19 de Setembro de 2010

 

Existem diferenças entre arrependimento durante o ano e arrependimento durante o dia de Kipur?

 

Maimonides em Hilchot Teshuvá 1:1, ensina que viduy contém três elementos. Primeiro, devemos confessar a transgressão. Segundo, devemos mostrar remorso pela violação dos preceitos. Terceiro, devemos garantir que não iremos cometer as transgressões de futuro.

 

Relativamente ao viduy de Yom Kipur, Maimonides em Hilchot Teshuvá 2:8 deixa implícito que a simples confissão é suficiente. O remorso e a garantia da não transgressão futura não estão incluídas no viduy de Yom Kipur. No próprio livro de rezas organizado por Maimonides, bem como muitas outras edições de hoje não estão incluídos os dois últimos elementos.

 

Não serão eles necessários em Yom Kipur?

 

O Rabino Joseph Soloveitchik apresenta duas abordagens diferentes para este problema em Hererei Kedem 1:44. Primeiro, o viduy de Yom Kipur assume à partida que por esta altura já teremos de ter feito o processo de teshuvá. A razão pela qual é recitado o viduy em Yom Kipur baseia-se na obrigação de recitar o mesmo num momento de expiação. Mas se não fizermos a teshuvá apropriada antes de Yom Kipur deveremos incluir os três elementos em Yom Kipur.

Relativamente à expiação de Yom Kipur, a Guemará (Shavuot 13a), destaca uma disputa entre Rebbi e Chachamim. Rebbi é da opinião que o dia de Kipur providencia expiação mesmo para aqueles que não se arrependem. Chachamim discorda e reforça que sem expiação anterior, Yom Kipur não pode só por si expiar os pecados de quem não fez o "trabalho-de-casa".

 

Com base no dogma meritocrata do Judaísmo, Maimonides  regula de acordo com a opinião de Chachamim em Hilchot Teshuvá 1:3.

 

 

Glossário:

 

Yom Kipur - Dia do Temor (dia mais solene do calendário judaico)

viduy - confissão

teshuvá - arrependimento; retorno a D'us



publicado por Marco Moreira às 22:58
 
Pesquisar neste blog
 
Redes
RSS Facebook Twitter Flickr Videos Sapo
Ligações
este blog utiliza pontos de exclamação!

!!!

 Ilustração de Pedro Vieira

prémio 'best non-english jewish blog' em 2007

Judaica fm

 

blog Judaica fm