Quinta-feira, 08 de Outubro de 2009

A partir dos escritos do Rabino Yosef Ytzchak de Lubavitch

 

Durante a festa de Simhat Torah o rabino Israel Baal Shem conta uma alegoria aos seus discípulos: Na noite de Simhat Torah toda a gente adormece num instante por causa das hakafot (1). Os anjos, no entanto, não dizem l'haim (2) e erguem-se para as preces matinais à hora habitual. Mas os anjos dão por si sem nada para fazer - conforme o Talmud nos diz, os anjos não podem cantar nos céus louvores a D'us, até  que Israel o faça na terra. Então decidiram fazer umas limpezas nos céus enquanto esperavam e encontraram uns objectos estranhos - sapatos esfarrapados com os  saltos partidos!

 

Os anjos estavam habituados a encontrar tzitzit, tefilin e objectos sagrados semelhantes, mas nunca tinham visto  algo semelhante. Decidiram perguntar ao anjo Michael, defensor celeste do Povo Judeu, se sabia do que se  tratava.

 

"Sim" - admitiu Michael - "isto é a minha mercadoria. Isto é o que restou das hakafot da última noite em que os judeus dançaram com a Torah." Michael prosseguiu classificando os sapatos pela comunidade: "estes são de Kaminkeh, estes são de Mezeritch...", etc.

 

"O arcanjo Metat", diz Michael orgulhoso, referindo-se ao mais prestigiado anjo da Corte Celeste, "faz coroas para D'us a partir das preces de Israel. Hoje formarei uma, ainda mais gloriosa, a partir destes sapatos esfarrapados que serviram para louvar D'us com ainda maior alegria.

 

 

GLOSSÁRIO:

 

(1) Hakafot: Dança que se faz em procissão com o rolo da Torah. (lit: "dançar em círculos")

 

(2) L'haim: Brinde que se faz sobre o vinho ou bebida forte (lit.: "À Vida")



publicado por Marco Moreira às 18:13
 
Pesquisar neste blog
 
Redes
RSS Facebook Twitter Flickr Videos Sapo
Ligações
este blog utiliza pontos de exclamação!

!!!

 Ilustração de Pedro Vieira

prémio 'best non-english jewish blog' em 2007

Judaica fm

 

blog Judaica fm