Domingo, 04 de Outubro de 2009

 

Dia 7 de Outubro é um dia em cheio para os amantes de boa ficção em formato de livro. Primeiro no 'El Corte Inglés' a Prof.ª Dr.ª Isabel Pires de Lima estará a apresentar pelas 19:00 horas o novo romance de Richard Zimler «ANAGRAMAS DE VARSÓVIA» que a revista LER qualifica como um "romance admirável em que faz uso da sua extraordinária erudição". Confira o convite e aproveite para ler a sinopse:

 

«Um romance policial arrepiante e soberbamente escrito passado no gueto judaico de Varsóvia. Narrado por um homem que por todas as razões devia estar morto e que pode estar a mentir sobre a sua identidade… No Outono de 1940, os nazis encerraram quatrocentos mil judeus numa pequena área da capital da Polónia, criando uma ilha urbana cortada do mundo exterior. Erik Cohen, um velho psiquiatra, é forçado a mudar-se para um minúsculo apartamento com a sobrinha e o seu adorado sobrinho-neto de nove anos, Adam.


Num dia de frio cortante, Adam desaparece. Na manhã seguinte, o seu corpo é descoberto na vedação de arame farpado que rodeia o gueto. Uma das pernas do rapaz foi cortada e um pequeno pedaço de cordel deixado na sua boca. Por que razão terá o cadáver sido profanado? Erik luta contra a sua raiva avassaladora e o seu desespero jurando descobrir o assassino do sobrinho para vingar a sua morte. Um amigo de infância, Izzy, cuja coragem e sentido de humor impedem Erik de perder a confiança, junta-se-lhe nessa busca perigosa e desesperada. Em breve outro cadáver aparece - desta vez o de uma rapariga, a quem foi cortada uma das mãos. As provas começam a apontar para um traidor judeu que atrai crianças para a morte. Neste thriller histórico profundamente comovente e sombrio, Erik e Izzy levam o leitor até aos recantos mais proibidos de Varsóvia e aos mais heróicos recantos do coração humano.»

 

Duas horas mais tarde no 'LX Factory' o realizador António Pedro Vasconcelos apresenta o novo romance de Francisco José Viegas «O MAR EM CASABLANCA» que o Senhor Palomar classifica de "maravilhoso" bem como "O melhor Jaime Ramos de toda a saga". Aqui fica também o convite e, para além de poder ler a respectiva a sinopse abaixo transcrita, pode também ler aqui o 1.º capítulo:

 

«O que une um cadáver encontrado nos bosques que rodeiam o belo Palace do Vidago e um homicídio no cenário deslumbrante do Douro? O que une ambos os crimes às recordações tumultuosas dos acontecimentos de Maio de 1977 em Angola? Jaime Ramos, o detective dos anteriores romances de Francisco José Viegas, regressa para uma nova investigação onde reencontra a sua própria biografia, as recordações do seu passado na guerra colonial - e uma personagem que o persegue como uma sombra, um português repartido por todos os continentes e cuja identidade se mistura com o da memória portuguesa do último século.


História de uma melancolia e de uma perdição, O Mar em Casablanca retoma o modelo das histórias policiais para nos inquietar com uma das personagens mais emblemáticas do romance português de hoje.»

 

De salientar que nesta segunda apresentação será servido um cocktail ao gosto do inspector Jaime Ramos. Resta saber sé é permitido fumar…



publicado por Marco Moreira às 21:16
 
Pesquisar neste blog
 
Redes
RSS Facebook Twitter Flickr Videos Sapo
Ligações
este blog utiliza pontos de exclamação!

!!!

 Ilustração de Pedro Vieira

prémio 'best non-english jewish blog' em 2007

Judaica fm

 

blog Judaica fm